"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

Paulo Freire.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CLASSE HOSPITALAR - Atendimento Escolar em Ambiente Hospitalar


por: Centro de Estudos HM Jesus

Classe Hospitalar do Hospital Municipal Jesus
"Todos os seres humanos têm direito de que respeitem sua vida, e só existe respeito quando a vida além de ser mantida, pode ser vivida com dignidade"
DALMO DALLARI



HISTÓRICO
A assistência às crianças internadas, no então Hospital Geral Jesus, iniciou-se em 14 de Agosto de 1950, com a designação da professora de curso primário Lecy Rittmeyer, para fornecer o atendimento educacional necessário aqueles pacientes com internações prolongadas, os quais, em decorrência de suas enfermidades, acabavam por ter o período letivo escolar prejudicado.
As aulas eram dadas individualmente, nas enfermarias, por não se dispor de local adequado apropriado ao trabalho escolar.
Foi somente em 1958, que o Departamento de Educação Primária entendeu da necessidade de uma segunda professora, Esther Lemos, que ajudou a compor o quadro de atividades escolares do Hospital.
Em 1961, com a criação do Ensino Especial Supletivo, foi oficializado o atendimento às crianças hospitalizadas pela Lei de Diretrizes e Bases e pela Costituição do Estado da Guanabara.
Nesta mesma época, com a ajuda da filantropia, foram compradas 50 mesinhas com cadeiras e dois quadros negros grandes, e instalados em 4 salas de aula. Novas professoras foram contratadas e o Serviço de atendimento Escolar tornou-se mais sólido e melhor capacitado para oferecer o atendimento a todas as crianças internadas.

NOS DIAS ATUAIS ...
Atualmente, a Classe Hospitalar funciona ininterruptamente, sendo referência nacional nesta modalidade de atendimento da Educação Especial. Este Serviço possui sua origem na concretização do convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde.
Em 2004, a classe iniciou uma nova atividade, no período da manhã, quando então foi implantado o Serviço da Brinquedoteca, principalmente para intensificar a atenção especial aos alunos-pacientes, cuja a orientação médica ou condição clínica, os impossibilitem de saírem dos leitos.
O atendimento escolar vai até a 4ª Série do Ensino Fundamental, e é formalizado por documentos que registram matrícula, o acompanhamento e os encaminhamentos dos alunos-pacientes.
Sobre a Coordenação da Professora Elizabeth Leitão Ramos Luiz, a Classe Hospitalar do Hospital Municipal Jesus é representada por uma equipe de professores, educadores, da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, lotados na Escola Municipal General Humberto de Souza Mello (2ª CRE), e requisitados pelo Instituto Helena Antipoff, comprometidos com a atenção e formação do Sujeito, aluno-paciente, investindo em estudos e iniciativas que resgatem o direito que todos tem a escola e a dignidade humana.

CLASSE HOSPITALAR
Hospital Municipal Jesus
Rua 8 de Dezembro 717 - 2ª andar
Prédio Principal
Telefone: 25694088 ramal 276
Coordenadora: Elizabeth Leitão Ramos Luizhttp://www.saude.rio.rj.gov.br/servidor/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/v2/view.htm?infoid=1561&editionsectionid=137




Nenhum comentário:

Postar um comentário