"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

Paulo Freire.

Pesquisar neste blog

Brinquedoteca Hospitalar

Brinquedotecas hospitalares

A Brinquedoteca Hospitalar é um espaço destinado ao desenvolvimento da criatividade da criança e do jovem, a partir dos brinquedos.
 

 

INCA - Brinquedoteca

A Brinquedoteca do INCA é um espaço lúdico do Hospital de Câncer I, instalada no mesmo andar onde ficam os 31 leitos da Oncologia Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Hematologia Infantil e CTI Pediátrico. Resguardar o direito de brincar é uma forma de proteger e cuidar da criança/adolescente com câncer. A brinquedoteca favorece o enfrentamento nas diversas fases do tratamento e faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH) nos setores da Oncologia Pediátrica e Hematologia Infantil do INCA.ObjetivoAmenizar, através do brincar, a internação da criança/adolescente. O trabalho é fundamentado na filosofia psicomotora hospitalar, em busca da humanização.Metodologia do TrabalhoOs momentos lúdicos facilitam a expressão emocional e a elaboração psíquica da hospitalização, auxiliando nas possíveis adaptações, favorecendo a interação entre a equipe, o acompanhante e a criança/adolescente durante a internação.Avaliação do Trabalho "Constatamos que por meio do brincar, a expressão ganha significado neste espaço/tempo vivido pela criança/adolescente, acompanhante e equipe. O Brincar é uma necessidade natural da criança, é direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A Lei 11.104, de 21 de março de 2005 - determina sobre a obrigatoriedade da brinquedoteca no contexto de internação pediátrica. Assim, a Brinquedoteca INCA tem transformado o ambiente da enfermaria nos últimos 10 anos."http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2597

Veja alguns dos trabalhos das crianças em tratamento no INCA


Bruno - 7 anos

Raissa - 9 anos

Diane - 4 anos


Bruno - 5 anos

Amanda - 6 anos

Jose Carlos


Amanda

Elisabeth

Tatiana


Jairo Lopes - 13 anos

Daniele

Eder - 11 anos


Raquel - 8 anos

Diego - 10 anos

Kelly - 10 anos


Lohana - 10 anos

Jessika - 9 anos

Alba Livia - 9 anos


Kelly - 10 anos

Glauco - 6 anos, Caroline - 9 anos, Moisés - 12 anos, Thiago - 9 anos, Yasmin - 2 anos

Ana Caroline - 13 anos


Ana Caroline - 13 anos

Ana Caroline - 13 anos

Ana Caroline - 13 anos


Caroline - 8 anos
http://www.inca.gov.br/inca/desenhos/index.asp 


Nenhum comentário:

Postar um comentário